© 2019 por Gilberto P. Ribeiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

Engenheiro Cartógrafo

Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2005), Mestre em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná/UFPR (1989), Especialista em Geologia do Quaternário pelo Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2007) e Graduado em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1985). Professor na UNIFESP/Campus Baixada Santista (SP), Departamento de Ciências do Mar, na área de "Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica", com data da posse 21/11/2013. Professor Adjunto da UERJ - Departamento de Engenharia Cartográfica - Faculdade de Engenharia, de 01/09/2001 a 21/11/2013, e Professor Associado da UFF - Departamento de Análise Geoambiental - Instituto de Geociências, de 08/04/1992 a 21/11/2013. Analista Especializado do Departamento de Geodésia da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 15/07/1987 a 08/04/1992. Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ (2010 e 2012). Tem experiências acumuladas na área de Geociências, com ênfase em Engenharia Cartográfica e Geologia, atuando principalmente com os seguintes temas: Cartografia Digital, Geodésia, Geoprocessamento, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sistema de Posicionamento Global (GPS), Sensoriamento Remoto, Geografia Física, Geologia do Quaternário Continental e Costeiro, Erosão e Progradação em Ambiente Costeiro, Astronomia de Posição e Mapeamento de Águas Territoriais. Membro Titular do Conselho Consultivo do Centro Cultural de Ciências da Natureza Luiz Cruls (DF).

Cristiane Amarante
Historiadora e Arqueóloga

Doutoranda em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo MAE-USP (2014) . Pós-graduada em Arqueologia Subaquática pelo Instituto Politécnico de Tomar e Universidade Autônoma de Lisboa (2012), Ciências Humanas pelo Centro de Extensão Universitária (2007) e em Jogos Cooperativos pela UNIMONTE (2003). Possui graduação em Pedagogia (2005) e em História (2001). Cursos de mergulho: Básico (2006), Avançado (2007), Rescue (2012) e Primeiros Socorros (2012). Tem experiência nas áreas de História, Arqueologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia Subaquática, Arqueologia Marítima, Musealização da Arqueologia e Educação Patrimonial. Atualmente é Bolsista da CAPES.

Adriana Negreiros Campos
Historiadora e Arqueóloga

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Santos em Educação.Possui Mestrado em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP) (2014). Pós-Graduada em Gestão Escolar (2011). Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1995) . Atualmente é Professora de Ensino Fundamental I, mas exerce a função no Departamento Pedagógicos da Secretaria de Educação de Santos, São Paulo, como formadora de professores na área de História de Santos e aplicação da Lei 11645/08, que aborda a inclusão da temática africana e indígenas nas escolas na Seção de Formação de Professores e, como coordenadora de projetos, na Seção de Projetos Educacionais Especiais na organização de projetos direcionados à história local, desenvolvendo ações em bens materiais da cidade . Tem experiência na área de História, Arqueologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Patrimonial. Arqueologia, História de Santos e História da África.

Rodrigo Christofoletti
Historiador

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2010). Atualmente é professor de Patrimônio Cultural no curso de História da Universidade Federal de Juiz de Fora, e leciona no Programa de Pós Graduação da mesma universidade. Coordena o curso de Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo (Ead) do CEAD-UFJF e o CECOM - Centro de Conservação da Memória da UFJF. É pesquisador do LAPA - Laboratório de Patrimônio da UFJF e do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" da Universidade de Letras do Porto (ULP). Possui experiência na área de História política e bens culturais com ênfase em Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio - bens culturais - educação patrimonial, patrimônio da humanidade, história política da direita brasileira e Integralismo.